Produção de soja no Paraguai e no Uruguai poderá atingir recorde

Publicado em 16/01/2017 12:25

Somado à produção de soja no Brasil e na Argentina, que são os maiores produtores da América do Sul, o Paraguai e o Uruguai também devem produzir bons volumes da oleaginosa neste safra. A temperatura durante o cultivo nos dois países foi boa, na maior parte do tempo, o que poderá impulsionar a quantidade colhida.

Paraguai - Com o início de 2017, os produtores no Paraguai estão confiantes que o país irá produzir uma safra recorde de soja. Foram 3.32 milhões de hectares plantados e a temperatura foi, na maior parte do tempo, benéfica para a safra.

A Associação de Exportadores de Grãos e Óleos do Paraguai (Capeco) estima que a safra 2016/17 no país será de 9,3 milhões de toneladas, um novo recorde de produção. O recorde anterior foi de 8,2 milhões de toneladas na safra 2012/13. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estima a safra do Paraguai em 9,17 milhões de toneladas.

Os produtores também esperam uma produção entre 47 a 50 sacas por hectare. Nos locais onde a temperatura não foi tão favorável, a expectativa é de 33 a 42 sacas por hectare. A colheita se inicia oficialmente em meados de janeiro, com o ponto alto ocorrendo na segunda metade de fevereiro.

A maior parte das lavouras de soja no Uruguai é cultivada próxima das fronteiras com Brasil e Argentina. Grande parte dos produtores de soja do país são brasileiros que mudaram para lá entre as décadas de 70 e 80 em busca de uma terra mais barata para expandir suas operações.

Uruguai - Os produtores no Uruguai também aguardam por uma safra recorde de soja. De acordo com o diretor de estatísticas do Ministério da Agricultura do país, serão 1,1 milhão de hectares plantados em 2016/17. Algumas estimativas privadas também avaliam a área em 1,2 a 1,3 milhões de hectares.

A produção de soja no Uruguai poderá chegar a 3,5 milhões de hectares. Se este número for alcançado, representará um novo recorde. A temperatura no país vem sendo favorável, embora tenha sido mais chuvosa nas semanas recentes.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Soybeans and Corn Advisor

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira