Paraná tem lavouras de soja em maturação, mas Deral ainda não registra colheita

Publicado em 18/01/2017 06:11

SÃO PAULO (Reuters) - As lavouras de soja do Paraná, segundo principal Estado produtor do país, estão em boas condições e uma boa porção das lavouras já está em fase de maturação, a caminho da colheita, disse nesta terça-feira o Departamento de Economia Rural (Deral), ligado ao governo estadual.

O órgão, que é referência em levantamentos estatísticos no Paraná, ainda não registra oficialmente colheita de soja no Estado.

Em Mato Grosso, que lidera a produção de soja no país, a colheita começou antecipada e já ganha ritmo desde o início do mês.

O Deral disse que 97 por cento das lavouras de soja do Paraná estão em condições "boas" e apenas 3 por cento em condições "médias".

O levantamento semanal também aponta que 17 por cento da área plantada está em fase de maturação, ante 4 por cento na semana passada.

"Principalmente as culturas de verão, soja e milho primeira safra se desenvolvem dentro da normalidade, com previsão de início da colheita da soja em regiões pontuais do núcleo regional para a próxima semana", disse nesta terça-feira o técnico Luiz Coelho, do Deral na importante região produtora de Campo Mourão, no centro do Estado.

Na região de Francisco Beltrão, no sudoeste, "as lavouras de soja estão com bom desenvolvimento, algumas áreas já estão sendo dessecadas para a colheita, que deve começar no final do mês", disseram técnicos locais.

O Deral também não registra ainda colheita de milho primeira safra no Estado. Contudo, cerca de um quinto das lavouras já está em fase de maturação.

O plantio do milho de segunda safra já começou e alcança 1 por cento da área total prevista, apontou o relatório.

(Por Gustavo Bonato)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira
Soja sem novidades em Chicago e a baixa demanda pelo grão americano promovem dia de muita oscilação, mas poucas mudanças no preços
Emater: Colheita da soja avança no Rio Grande do Sul