Primeiras sacas da soja PR não agradam produtores do Noroeste

Publicado em 19/01/2017 14:02

Ivatuba foi o primeiro município paranaense a dar a largada na colheita da soja. Nessa região do Noroeste, os irmão Formagio, Valdinei e Valmir, entraram com as colheitadeiras no último final de semana e não ficaram muito satisfeitos.

Contavam com a retirada de 120 a 130 sacas por alqueire, mas viram mesmo que os primeiros talhões estão dando em média 80 sacas. Assim como os Formagio, aqueles que estão colhendo a soja no entorno de Maringá estão fazendo sobre lavouras de sementes precoces, que permite a colheita 120 dias após o plantio.

"Faltou pouco mais de chuva em outubro e começo de dezembro", disse Valdinei.

O resto das plantações dos produtores é com soja mais tardia, que vai receber as máquinas no final deste mês. Daí que os dois, e também José Oscar Dantes, contam com o clima favorável como vem sendo até o momento para a média ficar dentro do pretendido.

Os produtores da região correm também para que a a colheita da soja não atrapalhe o plantio do milho de inverno. Querem ficar na janela de plantio não apenas para garantir a produtividade, mas especialmente para se evitar a colheita da safrinha bem durante o período de maior incidêcia de geadas.

Com informações do site O Diário

 

 

 

 

Tags:

Por: Giovanni Lorenzon
Fonte: O Diário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago realiza lucros depois dos últimos pregões positivos ; canal de alta está mantido mas dependente de novidades nos EUA
Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias