Sojicultores em MT iniciam compra de insumos da próxima safra com custos menores

Publicado em 07/03/2017 08:34

 Com grande parte da safra 16/17 da soja fora do campo no Estado, os agricultores mato-grossenses já realizam neste momento a compra de insumos da safra 17/18.

O cenário observado até agora traça uma melhora no que tange ao custo de produção total da próxima safra, que foi reduzido para R$ 3.473,35/ha na média de MT, representando um recuo de 5,7% em comparação com a safra 16/17. Apesar disso, nem tudo são “flores” para a nova safra, isso porque o preço da paridade de exportação para março/18 neste momento registra um recuo de 9%, superando a queda do custo de produção, o que reflete diretamente na relação de troca de insumos, custo variável e também no custo total para o próximo ano.

Caso os patamares dos preços para 2018 não se elevem no decorrer do ano, isso significaria uma maior necessidade de ganhos a campo (produtividade) para a nova safra de soja em MT apresentar melhor margem de lucro ao produtor. 

Leia o boletim na íntegra no site do Imea.

Fonte: Imea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira
Soja sem novidades em Chicago e a baixa demanda pelo grão americano promovem dia de muita oscilação, mas poucas mudanças no preços
Emater: Colheita da soja avança no Rio Grande do Sul