Em Uberaba (MG), produtores apostam na soja para garantir a safra inteira de 2017

Publicado em 07/03/2017 15:30

Como um autêntico mineiro desconfiado, seu Fernando Borges olha para o céu e, num tipo de “mandinga” que acertou com São Pedro, sopra uma, duas vezes em direção às nuvens, para espantar a chuva. “E funciona, viu, só não posso dizer como, isso é entre eu e ‘ele’”, avisa.

Seu Fernando, que é produtor em Uberaba (MG), plantou 1,5 mil hectares com soja na safra 2016/17 - aumento de 50% em relação à temporada passada - e quer garantir logo a produtividade média de 65 sacas por hectare (sc/ha), com 25% da área colhida.

É que a mesma chuva que, agora, pode estacionar as colheitadeiras, acabou não vindo – pelo menos não na quantidade ideal - em alguns pontos importantes da lavoura, em plena fase de enchimento de grãos. “Ficou uns 17 dias sem chover. E essa terra é boa demais, mas tem uma desvantagem: ela seca rápido. Eu acredito que o enchimento de grão não ficou muito desejável”, conta. “Essa parte da nossa área é mais concentrada, tem 500 hectares. Era para dar bastante, mas ela acabou sacrificando um pouco e agora só colhendo para ver. Quando você olha, parece que não perdeu nada, mas o grão vai perdendo peso”, complementa.

Veja a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação