Argentina: chuvas não cedem, colheita de soja é paralisada e a situação se agrava nas zonas inundadas

Publicado em 10/04/2017 09:23

Fortes chuvas foram registradas em várias zonas do Pampa úmido, na Argentina, situação que agrava o panorama nas regiões inundadas e paralisará por vários dias a colheita de soja.

No ano passado, para essa altura do ano, também ocorreram importantes transtornos e perdas na colheita por conta de temporais.

Segundo a Bolsa de Comércio de Rosario, somente na região agrícola núcleo faltam colher 4,5 milhões de hectares de soja. A nível nacional, a Argentina só colheu 5,9% do total de uma superfície plantada em 19,2 milhões de hectares.

Chuvas registradas até às 9h de domingo (9)

Em fóruns e redes sociais os produtores deram conta de altos registros de chuvas, que foram generalizados sobre toda a província de Buenos Aires, com acumulados passando de 90 a 176mm.

"Isso é um desastre", disse Santiago Rodríguez Ribas, produtor da região de General Villegas, no oeste de Buenos Aires, em entrevista ao jornal La Nación. Desde o dia primeiro de janeiro, a zona possui acumulados de 700mm a 750mm. Além das chuvas, a zona recebe muita água que chega de Córdoba e La Pampa.

Campos inundados em General Villegas, Buenos Aires. Enviado ao La Nación por Carlos González.

Em Santa Fe, os produtores informaram chuvas de 60mm a 126mm. No norte de La Pampa, até a semana passada foram recebidos até 600mm em várias localidades, marca que representa o total de todo um ano, mas agora voltaram a cair mais de 50mm, o que agravou o panorama nas regiões inundadas.

Soja inundada na província de Buenos Aires. Foto enviada para o Notícias Agrícolas por Aluízio Nascimento

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: La Nación

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira