Paraguai: com rendimentos previstos em 17 sc/ha, soja safrinha está "horrível", diz produtor

Publicado em 05/05/2017 14:08

Devido às condições climáticas adversas das últimas semanas no Paraguai, a soja safrinha terá um péssimo rendimento, chegando apenas a 1000kg (17 sacas) por hectare, o que representa 1/3 do rendimento médio da safra principal.

"A safrinha está horrível. Há um risco de que haja um rendimento de apenas 1000kg por hectare", disse Armín Lorenz, produtor e dirigente de uma associação. Ele lamentou que as chuvas excessivas dos últimos dias agravaram ainda mais a situação. "O pior problema é que fazia muito frio à noite e havia muitos dias nublados. E, agora, com o excesso de chuva, há um maior atraso", explicou. Cultivos plantados em fevereiro apresentam, três meses depois, um desenvolvimento bastante tímido.

O produtor Milton Márcio Wander, de Santa Rita, disse, em entrevista ao Notícias Agrícolas, que "fazendo as contas, não é vantajoso fazer a safrinha de soja porque o frio prejudica a produtividade e os custos permanecem cada vez mais altos". No relato do produtor, ele conta que as enxurradas trouxeram consequências na qualidade do solo, arrastando a camada fértil.

Lorenz recordou ainda que não só a soja safrinha enfrentará problemas: o milho e o trigo também.

A safra principal de soja, por sua vez, teve um bom resultado, ultrapassando as 10 milhões de toneladas colhidas. Considerando a superfície plantada nesta safra, de mais de 3,2 milhões de hectares, a safrinha não alcança nem 40%, estimou o produtor.

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas e ElAgro

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em Chicago, óleo despenca mais de 3% e pressiona ainda mais preços da soja nesta 3ª feira
Anec faz leve ajuste na exportação de soja do país em abril, que deve cair ante 2023
Apesar de altas no farelo e baixas intensas no óleo, soja trabalha com estabilidade em Chicago nesta 3ª
Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª