Na CBOT, soja fecha pregão desta 5ª feira em alta com valorização do trigo e clima nos EUA

Publicado em 15/06/2017 17:24

Nesta quinta-feira (15), os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago (CBOT) encerraram o dia em campo positivo. Após iniciarem a sessão em queda, os contratos da oleaginosa voltaram a subir e finalizaram o pregão com ganhos entre 3,00 e 5,00 pontos. O agosto/17 operava a US$ 9,38 por bushel, enquanto o novembro/17 era cotado a US$ 9,44 por bushel.

De acordo com informações das agências internacionais, os participantes do mercado continuam atentos ao clima no Meio-Oeste dos EUA e os possíveis impactos nas lavouras recém-cultivadas. Os mapas climáticos voltaram a indicar chuvas em algumas localidades, porém, as informações ainda são divergentes.

Além da incerteza climática, a forte valorização registrada nos preços do trigo também impulsionaram as cotações da oleaginosa. Os contratos do cereal subiram mais de 11 pontos, uma alta de mais de 2,5% na Bolsa de Chicago nesta quinta-feira.

Por sua vez, o trigo encontrou suporte nas preocupações com o clima nos EUA e também e em outras importantes regiões produtoras. “A compra também foi encorajada por preocupações com o clima fora dos EUA, especialmente com apreensões na União Europeia e na Ucrânia", destacou Richard Feltes no RJ O'Brien, ao Agrimoney.com.

Outro fator que também garantiu o tom positivo aos negócios foi o boletim de vendas semanais do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). Na semana encerrada no dia 8 de junho, as vendas do grão somaram 340,2 mil toneladas da safra velha.

Com esse total, o acumulado na temporada chega a 58.937,4 milhões de toneladas de soja. No mesmo período do ano anterior, o número era de 49.270,2 milhões de toneladas do grão. Da safra nova, o volume indicado ficou em 314 mil toneladas da soja.

Já a Associação Nacional de Processadores de Oleaginosas dos EUA (NOPA) indicou o esmagamento de soja no país em 4,06 milhões de toneladas no mês de maio. O volume ficou acima das expectativas dos participantes do mercado, que variavam entre 3,84 milhões a 3,99 milhões de toneladas.

O número também ficou acima do registrado em abril, de 3,8 milhões de toneladas. No mesmo período do ano anterior, o esmagamento foi de 4,14 milhões de toneladas.

"Os dados do NOPA e o relatório de vendas para exportação foram positivos aos preços da soja nesta quinta-feira", afirmou Jack Scoville, analista sênior de mercado da Price Futures Group, em entrevista ao Agriculture.com.

Mercado brasileiro

Devido ao feriado de Corpus Christi, comemorado nesta quinta-feira no Brasil, não houve negociação no mercado interno. A comercialização deverá ser retomada nesta sexta-feira (16). Clique aqui e confira informações desta quarta-feira. 

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação