Soja: Mercado em baixa. Chuvas esperadas para esta segunda e terça-feira, por Miguel Biegai da OTCex Group

Publicado em 21/08/2017 08:24

Bom dia. Os contratos futuros de soja operam em ligeira baixa nesta segunda-feria (21/08). Agora, as 06:20 da manhã (horário Brasília), o contrato de novembro/18 trabalha com 4,75 centavos de queda, sendo cotado a US$ 933 centavos por bushel. Movimentação calma de 14 mil contratos durante a madrugada de domingo para esta segunda. 

Sem grandes novidades no front. Houveram algumas chuvas durante o final de semana, mas esparsas, aleatórias. O site https://www.meteoearth.com/#/,-92.96,35.95,6.35,2,1,1,0,0,0,time=1503323417 (tem que apertar no play para rodar a previsão de chuvas do dia) está prevendo algumas precipitações para ocorrem ao longo do dia em Iowa, que cuja situação está um pouco preocupante na região centro-sul do estado. Para os próximos 6 a 10 dias, temperaturas abaixo do normal, e chuvas entre normal e abaixo do normal. A janela climática para ocorrer algo de muito “diferente” nos EUA, que seja suficiente para produzir uma quebra, já está se fechando. Pelo andar da carruagem, vai ser uma nova safra histórica. A partir de setembro, chuvas em excesso, impedindo a colheita, passarão a ser a possibilidade de novas altas. Geadas precoces no final de setembro, principalmente nos Estados Unidos, serão outros fatores de atenção. Na América do Sul, produtores do Paraguai já começam a se preparar para os trabalhos de plantio da safra 17/18.

Por outro lado, o consumo segue muito aquecido, e seguirá ainda mais aquecido, pois os consumidores sabem que poderão dispor de oferta a contento para os próximos 6 meses, pelo menos. As últimas 4 temporadas de safras relativamente boas e algumas excelentes, incentivaram o consumo a crescer a níveis históricos. E a cada ano esta demanda exige que a próxima safra seja novamente de boa para cheia. 

Graficamente, seguimos dentro da tendência de uma tendência de baixa bem definida. Somente será rompida se o mercado quebrar a resistência de US$ 960. 

Agenda confirmada até o momento: Dia 30 e 31/08, curso de proteção de preços de soja em Boa Vista- RR, Dia 01/09, palestra na abertura da colheita da soja em Boa Vista/Roraima. Dia 04/09, curso de Proteção de Preço em Posse (GO), curso no RS ainda com local e data a confirmar na segunda quinzena de setembro. Curso em SP, ainda com local e data a confirmar para final de setembro. Interessados, por favor, mandem MP ou email para [email protected] 

Fonte: OTCex Group Genebra

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias
Soja volta a subir forte na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira com reflexos ainda da cheias no RS
Inundações no Rio Grande do Sul trazem grandes incertezas para a soja brasileira
Soja recua em Chicago nesta 2ª, voltando a focar o clima bom nos EUA