Soja, por AgResource Brasil: Posicionamento dos Fundos

Publicado em 10/10/2017 08:45

Uma sessão de grande volume na soja, com a volta total dos operados chineses, que estavam em recesso devido aos feriados de começo de outono. Os gestores de fundos especulativos colocam um “pé-atrás” no mercado, frente ao relatório atualizado do USDA, de Oferta e Demanda Mundial, a ser publicado na quinta-feira, 12. Tais fundos esperam para usar qualquer pressão do mercado após o relatório para adicionar novas compras, uma vez que a soja e o milho são vistos em patamares “baratos” com a expansão das preocupações com o começo de plantio no Brasil e na atual estiagem das chuvas para o Centro do país. Nos Estados Unidos, as chuvas expressivas dos últimos dias ajudaram a recuperação dos níveis dos leitos das vias fluviais de escoamento de safra do Cinturão Agrícola. Os preços do mercado físico norte-americano voltam a reagir, impulsionando a venda direta do campo. As margens de lucro no esmagamento da soja na China continuam pressionadas por um mercado de proteínas animal mais fraco. Entretanto, as importações da oleaginosa não desaceleram.

Clima – América do Sul

As projeções climáticas para o Centro Oeste do Brasil colocam preocupações no mercado, frente a possíveis problemas com o início do plantio, principalmente sobre Mato Grosso e Goiás. A rodada de chuvas expressivas sobre o Centro do Brasil no último fim de semana, agora perde espaço para um período de precipitações abaixo da média e temperaturas mais quentes que o normal. No Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, pancadas fortes de chuvas irão prevalecer durante neste fim de semana, com índices pluviométricos acumulados alcançando até 100 mm. Regiões com problemas de saturação hídrica poderão ser observados na próxima semana, principalmente sobre o Rio Grande do Sul, que possui previsões de chuvas intensas e constantes durante os próximos 15 dias.

Fonte: AgResource Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea
Prêmios da soja começam a subir e produtor tem bom momento para travas pensando na safra 24/25, diz analista
Preços da soja sobem em Chicago nesta 6ª feira, acompanhando demais commodities
Prêmios da soja disparam na primeira quinzena de maio, atingem maior patamar do ano e sinalizam oferta mais curta no Brasil
Colheita de soja do RS atinge 85% da área; Emater vê "drástica" redução na qualidade