Soja, por AgResource Brasil: Relatório bom para preços!

Publicado em 13/10/2017 07:30

Assim como alertado para nossos clientes de Consultoria na noite de quarta-feira (11), o USDA traria uma redução leve de produtividade, uma vez que os rendimentos da soja colhida no Centro e Norte do Cinturão não estão sendo como o esperado. O Departamento optou pela diminuição de 0,4 sacas/hectare de produtividade de soja, combinado com um aumento de área de 300 mil hectares. A produção final total não foi alterada, entretanto o Mercado reagiu de maneira contrária à expectativa de muitos. A AgResource continua firme em suas estimativas e acredita que o USDA ainda trará novas reduções de produtividade, com o desenvolvimento da colheita no Cinturão Agrícola não trazendo resultados tão satisfatórios. As estiagens em agosto e setembro sobre grande parte de Iowa, Illinois, Indiana e Ohio interferiram diretamente na formação do grão, diminuindo o peso da vagem e dificultando o estabelecimento de produtividades fortes, já que a população média por talhão já estava prejudicada.

Continuação...

O relatório desta quinta-feira (12) confirma que as baixas sazonais nos preços devido à pressão de colheita norte-americana já foram observadas no passado. Estoques de soja 2017/18 reduzidos colocam um patamar de suporte nos preços. No caso do milho, a dificuldade para seguir o impulso da soja é limitada por uma oferta mundial de cereais em ascensão. O contrato de milho-março possui uma resistência sólida acima dos $3,70. O usuário final (mercado consumidor) agora usará qualquer nova baixa do mercado de soja e milho para adicionar novas compras. As preocupações climáticas com o começo de plantio no Brasil ajudam neste sentimento de novas altas, apesar de nenhuma quebra significante já ter sido observada. Problemas com replantio já são discutidos, entretanto nenhum ainda é muito cedo para definir prejuízos de produtividade.

Fonte: Ag Resource Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea
Prêmios da soja começam a subir e produtor tem bom momento para travas pensando na safra 24/25, diz analista
Preços da soja sobem em Chicago nesta 6ª feira, acompanhando demais commodities
Prêmios da soja disparam na primeira quinzena de maio, atingem maior patamar do ano e sinalizam oferta mais curta no Brasil
Colheita de soja do RS atinge 85% da área; Emater vê "drástica" redução na qualidade