Soja, por AgResource Brasil: Colheita EUA e Plantio no Brasil

Publicado em 18/10/2017 07:20

Uma sessão apática aqui em Chicago, com um volume de operações mediano nos fundos se retirando das posições compradas na soja e saindo das vendidas no milho. As condições climáticas para o começo de plantio no Brasil voltam a melhorar para o fim de outubro, trazendo rodadas de chuvas significantes e generalizadas para a área sojicultora brasileira o que ajuda a colocar pressão no mercado. O rebote de alta na CBOT desencadeou vendas de soja expressivas no mercado físico brasileiro, nesta segunda-feira. A AgResource acredita que as cotações aqui em Chicago deverão operar em um patamar estável até o próximo relatório do USDA, com produtores rurais no mundo inteiro ansiosos para adicionar mais vendas em qualquer nova alta da CBOT. O progresso de colheita da soja norte-americana segue bem atrasado em apenas 49% da área colhida até o momento, sendo ritmo mais lento dos últimos anos. O clima seco deve ajudar na retomada de velocidade, nos próximos 5-6 dias.

Clima - América do Sul

No Brasil, as projeções climáticas continuam trazendo a formação e chegada de duas rodadas de chuvas expressivas no fim de outubro, para o Centro do país. As regiões de Goiás, leste do Mato Grosso, Minas Gerais e Nordeste do país que sofrem com a estiagem deverão observar chuvas de 15-25 mm entre 22 e 27 de outubro e uma outra rodada de precipitações com índices pluviométricos de 20-30 mm nos últimos dias do mês. A região Sul continuará observando totais bem expressivos nos próximos 15 dias, com pancadas de chuvas chegando a 100mm nestes próximos 5 dias, principalmente sobre o oeste do Paraná e Santa Catarina. Problemas com atrasos de plantio e dificuldades de germinação devido ao excesso hídrico já são presentes em algumas áreas do Sul, entretanto nenhuma preocupação generalizada, até o momento.

Fonte: Ag Resource Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea
Prêmios da soja começam a subir e produtor tem bom momento para travas pensando na safra 24/25, diz analista
Preços da soja sobem em Chicago nesta 6ª feira, acompanhando demais commodities
Prêmios da soja disparam na primeira quinzena de maio, atingem maior patamar do ano e sinalizam oferta mais curta no Brasil
Colheita de soja do RS atinge 85% da área; Emater vê "drástica" redução na qualidade