Soja, por AgResource Brasil: Exportações EUA & CBOT

Publicado em 20/10/2017 07:30

Mercado da soja se manteve firme durante a sessão aqui na CBOT nesta quinta-feira (19), com um volume de operações e entrada no mercado levemente superior aos últimos dias. Os números de exportações e vendas semanais da soja norte-americana publicados na manhã de ontem trouxe um ritmo mediano de demanda pela oleaginosa estadunidense, com apenas 1,2 MT de soja vendida no papel (contratos) para embarque. Pelo outro lado, os embarques da soja física continuam aquecidos, com a China adicionando compras constantes para suprir a necessidade de processamento no curto prazo. Os totais de embarques foram calculados em 1,85 MT para a mesma semana. O USDA se mostra otimista com as atuais projeções de exportação recordes em 61,2 MTs para o ano comercial 17/18. Os Estados Unidos deverão entrar em uma campanha extremamente aquecida nestes próximos 5-6 meses para buscar o “atraso” do começo de exportações. Uma vez que os brasileiros colhendo e com a soja física disponível, a matriz da demanda volta a se concentrar no produto sul-americano.

Clima - América do Sul

As previsões climáticas começam a adentrar os primeiros dias de novembro, trazendo a chegada de chuvas expressivas e generalizadas para a maioria da região sojicultora do Brasil. O período de seca e temperaturas elevadas que se estabelece sobre o Centro do país tem os dias contados! Assim como previsto pela AgResource, a massa de ar quente de alta pressão perde forças no dia 23, dando espaço para a chegada da primeira rodada de chuvas sobre a região que sofre com as estiagens. Uma nova rodada de índices pluviométricos ainda mais intensos é observada a partir do dia 28, quando chuvas de 30-40mm tomarão conta de todo o Centro Oeste do Brasil, o lado sul de Minas Gerais, todo o estado de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul.

Fonte: Ag Resource Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea
Prêmios da soja começam a subir e produtor tem bom momento para travas pensando na safra 24/25, diz analista
Preços da soja sobem em Chicago nesta 6ª feira, acompanhando demais commodities
Prêmios da soja disparam na primeira quinzena de maio, atingem maior patamar do ano e sinalizam oferta mais curta no Brasil
Colheita de soja do RS atinge 85% da área; Emater vê "drástica" redução na qualidade