Alta de preços do farelo de soja no mercado brasileiro

Publicado em 23/10/2017 07:09

Os atrasos nas chuvas no Brasil, a demanda mundial aquecida e o dólar mais firme nas últimas semanas deram sustentação aos preços do farelo de soja no mercado interno.

Em São Paulo, segundo levantamento da Scot Consultoria, a tonelada do alimento concentrado ficou cotada, em média, em R$1.096,90, sem o frete, na primeira quinzena de outubro.

Houve alta de 3,2% em relação a setembro deste ano, mas ainda assim, o farelo está custando 16,9% menos na comparação com outubro de 2016.

Considerando a praça de São Paulo, atualmente são necessárias 7,72 arrobas de boi gordo para a compra de uma tonelada de farelo de soja.

Com a alta de preço do insumo e os recuos da cotação da arroba do boi gordo, a relação de troca foi prejudicada. O poder de compra do pecuarista piorou 5,6% em outubro, frente a setembro deste ano.

Na comparação com outubro do ano passado, porém, o cenário ainda está melhor este ano. São 10,0%, ou 0,9 arroba a menos para a compra da mesma quantidade de farelo.

Em curto e médio prazos, o clima e a evolução da semeadura no Brasil, bem como a situação da colheita e esmagamentos nos Estados Unidos ditarão o mercado da soja e farelo de soja.

 

Fonte: Scot Consultoria

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira