Plantas daninhas: milho voluntário pode reduzir a produtividade da soja

Publicado em 09/11/2017 07:14

Plantas daninhas são um grande problema para os produtores. O agricultor que adotou o sistema de produção em que planta a soja seguida do milho safrinha poderá ter um desafio na safra 2017/2018, que é lidar com o milho voluntário. No processo de colheita é normal a perda de grãos, que podem originar as chamadas plantas voluntárias. Isso significa que a sobra de grãos do cultivo passado podem germinar na safra atual. Porém, essas plantas de milho são indesejadas e se comportam como plantas daninhas na lavoura de soja, competindo igualmente por água, luz e nutrientes.

Prejuízos

De acordo com informações da Bayer, uma planta de milho voluntário por metro quadrado pode comprometer 29,8% da produtividade da soja. “Essa perda de produtividade na maioria das vezes não é medida, já que outros fatores como doenças e pragas podem ser elencados e colocados como relevância maior”, afirma André Angonese, consultor de Desenvolvimento de Mercado da Bayer.

Manejo adequado

De acordo com Angonese, devido à estiagem no período de inverno, as plantas daninhas remanescentes do cultivo de milho foram mais difíceis de controlar e muitas brotaram dentro do cultivo da soja na safra atual. Por isso, é importante que o sojicultor redobre os cuidados na lavoura de soja e faça uso de herbicidas graminicidas pós-emergentes que contribuam para o manejo adequado.

Leia a notícia na íntegra no site SFAgro.

Tags:

Fonte: SFAgro

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea
Prêmios da soja começam a subir e produtor tem bom momento para travas pensando na safra 24/25, diz analista
Preços da soja sobem em Chicago nesta 6ª feira, acompanhando demais commodities
Prêmios da soja disparam na primeira quinzena de maio, atingem maior patamar do ano e sinalizam oferta mais curta no Brasil
Colheita de soja do RS atinge 85% da área; Emater vê "drástica" redução na qualidade