Soja mantém estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, mas segue com foco no clima da América do Sul

Publicado em 14/11/2017 11:32

No pregão desta terça-feira (14), o mercado da soja segue, durante este início de tarde, ainda trabalhando com estabilidade na Bolsa de Chicago. Os futuros da commodity, por volta de 12h (horário de Brasília), subiam entre 1,50 e 3 pontos nos contratos mais negociados. Dessa forma, o maio/18, referência para a safra brasileira, tinha US$ 9,97 por bushel. 

Após as baixas intensas registradas no pregão anterior, os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago passam pelo chamado "turnaround tuesday", ou a "terça-feira da virada". 

"Os mercados estão calmos com traders analisando suas posições e os fundamentos. Traders digerem também as números do Crop Progress de ontem", explica o diretor da Labhoro Corretora, Ginaldo Sousa. O boletim semanal de acompanhamento de safras do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) mostrou uma conclusão da colheita nos EUA em 93%, contra 90% da semana anterior e 96% do ano passado. A média de 5 anos é, para essa época, de 95%, índice que também era a expectativa do mercado. 

"O mercado também acompanha o comportamento dos fundos que estão praticamente zerados em soja e farelo e comprados. Já no milho e trigo, carregam uma grande posição vendida", completa.

O foco do mercado permanece, neste momento, sobre dois fatores essenciais, segundo explicam os analistas e consultores: clima na América do Sul e dólar. E ambos têm exercido alguma pressão sobre não só a soja, mas as commodities agrícolas de uma forma geral. 

Ainda de acordo com os executivos, até que o mercado internacional veja um problema efetivo e grave no quadro climático sul-americano, que possa trazer alguma ameaça real ao potencial da safra 2017/18, deverá seguir seu movimento lateral. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja apresenta quedas em Chicago na manhã desta quarta-feira (8)
Soja em Chicago realiza lucros depois dos últimos pregões positivos ; canal de alta está mantido mas dependente de novidades nos EUA
Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA