Argentina começa a devolver o valor das "retenciones" para os produtores de soja do Norte

Publicado em 12/12/2017 13:47

Nesta terça-feira (12), o governo argentino publicou em Diário Oficial que começaram a ser feitos os pagamentos para os produtores de soja beneficiários do Estímulo Agrícola Plano Belgrano.

O Plano Belgrano, que compreende dez províncias da região Norte do país, inclui a devolução das taxas de direito de exportação, as chamadas "retenciones", para aqueles que produzem nessas localidades, como medida compensatória.

A medida beneficia mais de 2700 produtores que, desta forma, possuem ferramentas "para que ganhem competitividade e se fortaleçam", destacou o Ministro da Agroindústria do país, Luis Miguel Etchevere.

Ao todo, o Governo argentino precisa realizar o pagamento de AR$400 milhões para esses produtores. Faltam ainda cerca de AR$160 milhões para quitar a dívida total.

As dez províncias contempladas são: Salta, Jujuy, Formosa, Santiago del Estero, Tucumán, Corrientes, Misiones, Catamarca, La Rioja e Chaco.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Infocampo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea
Prêmios da soja começam a subir e produtor tem bom momento para travas pensando na safra 24/25, diz analista
Preços da soja sobem em Chicago nesta 6ª feira, acompanhando demais commodities
Prêmios da soja disparam na primeira quinzena de maio, atingem maior patamar do ano e sinalizam oferta mais curta no Brasil
Colheita de soja do RS atinge 85% da área; Emater vê "drástica" redução na qualidade