Soja: Mercado em leve queda. Operadores aguardam relatório do NOAA, por Miguel Biegai

Publicado em 14/12/2017 08:19

Bom dia! Os contratos futuros de soja operam em leve baixa na manhã desta quinta-feira (14/12). A tela março/18 está com 4,5 centavos de baixa, e está sendo cotado a US$ 986 centavos. Movimentação de 10 mil contratos durantre a madrugada.

O mercado trabalha um pouco pressionado pelas chuvas ocorridas ontem na Argentina. Apesar dos modelos climáticos apontarem para um padrão de La Niña para os meses de janeiro e fevereiro, a verdade é que algumas chuvas (irregulares) ocorrem exatamente quando as lavouras estão mais precisando. No entanto, algumas regiões do Oeste do Paraná, Sul do RS e Sul do Paraguai estão começando a preocupar. Apareceu um pouco de chuva nos mapas para o Sul do Brasil, para este final de semana. A questão que fica é qual será o volume dessas chuvas. 

Logo mais deve ser divulgado o relatório do NOAA, trazendo atualização do que esta instituição está projetando em termos de La Niña. 
Graficamente, o contrato de março/18 perdeu suporte (linha azul na figura em anexo). As médias móveis 9 x 21 cruzaram pra baixo, e em teoria podemos estar no início de uma tendência de baixa. É bom ficar atento.

Fonte: OTCex Group Genebra

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços da soja sobem em Chicago nesta 6ª feira, acompanhando demais commodities
Prêmios da soja disparam na primeira quinzena de maio, atingem maior patamar do ano e sinalizam oferta mais curta no Brasil
Colheita de soja do RS atinge 85% da área; Emater vê "drástica" redução na qualidade
Soja do RS: Tamanho das perdas do que poderia ser a melhor safra da história ainda é uma grande incógnita
Bolsa reduz previsão de safra de soja da Argentina; colheita atinge 63,7% da área