Com aumento do diesel, caminhoneiros do Paraguai preparam greve para aumentar o preço do frete da soja

Publicado em 12/01/2018 09:59

Frente ao aumento do preço do diesel no país, as associações de caminhoneiros do Paraguai estão preparando uma greve para elevar o preço do frete para G. 360 (R$0,21) por tonelada/quilômetro, faltando apenas acertar detalhes que serão discutidos na próxima segunda-feira (15), como anunciou Ángel Zaracho, secretário-geral da Federação de Caminhoneiros do Paraguai. A medida afetará a colheita de soja, como informa o ABC Rural.

Segundo Zaracho, o aumento do diesel afetou diretamente a rentabilidade do setor de transporte de cargas, já que o insumo representa 55% do custo do serviço. Atualmente, o frete de grãos e outros produtos vem sendo cobrado em G. 240 (R$0,14) tonelada/quilômetro.

"Representantes de 30 organizações de transportadores de todo o país estão se reunindo nas bases para organizar uma mobilização nacional, com o objetivo de forçar o aumento do preço do frete", expressou. Ele contou também que o novo preço exigido foi calculado com técnicos da Direção Nacional de Transporte (Dinatran).

Em maio de 2016, como recorda o ABC, foi realizada uma greve de caminhoneiros em diferentes rotas do país com uma reivindicação similar à atual: "negociar com as agroexportadoras o aumento do preço do frete".

Tradução: Izadora Pimenta

Leia também >> Paraguai: aumento de 10,5% no diesel deve impactar na comercialização e nos custos da soja

Fonte: ABC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Apesar de altas no farelo e baixas intensas no óleo, soja trabalha com estabilidade em Chicago nesta 3ª
Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar