Argentina deve seguir firme no primeiro posto de exportador mundial de farelo de soja

Publicado em 01/02/2018 09:20

O último estudo realizado pela Bolsa de Comércio de Rosario (BCR) indicou que o farelo de soja é o principal produto da Argentina, colaborando na geração de um terço das divisas que ingressam ao país a partir do complexo soja.

"O dado não somente reflete as envergaduras dos terminais portuais desta zona e seu complexo oleaginoso, mas também o desenvolvimento que a industrialização deste produto alcançou", apontou Patricia Bergero, do departamento de Informações e Estudos Econômicos da instituição.

Ela também destacou que é "pouco provável" que a Argentina abandone o primeiro posto como exportador mundial, já que isso deveria se reverter em uma equação que coloca o país como uma nação que produz alimentos quatro vezes mais do que os habitantes precisam.

"A lógica, neste tipo de esquema, é uma saída para a exportação. O ideal é que pudéssemos ter uma maior saída de carne para o exterior e a utilização de mais farelo de soja no mercado interno", ressaltou Bergero.

Tradução: Izadora Pimenta

 

Fonte: Agritotal

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira