Zona núcleo da Argentina estaria vivendo seca mais importante dos últimos 70 anos, diz entidade rural

Publicado em 19/02/2018 09:23

De acordo com a Sociedade Rural de Rosario, a seca em vários lugares da zona agrícola núcleo da Argentina - Santa Fe, o norte de Buenos Aires e o sudeste de Córdoba, onde estão as terras mais produtivas - seria a mais importante dos últimos 70 anos.

"Apenas no verão de 1945 que tivemos registros pluviométricos semelhantes aos atuais, com apenas 25mm a 35mm", indicou a entidade.

Segundo um documento publicado pela Sociedade no Facebook, "as chuvas que caíram ao longo do ano representam apenas 15% da média de chuvas para este período, que são de, geralmente, 200mm para janeiro e fevereiro. Cabe destacar que este verão também foi particularmente quente".

A entidade destaca ainda que a soja poderá ter perdas por volta dos 10 milhões de toneladas em relação ao volume esperado a nível de país.

Para a zona núcleo, a Bolsa de Comércio de Rosario (BCR) estimou, na última sexta-feira (16), que a produção de soja na região cairia em quase 4 milhões de toneladas em relação ao ano passado, já que a colheita 2017/18 nessa região seria de 16,8 milhões de toneladas, contra 20,6 milhões do ciclo anterior.

A nível país, a Bolsa de Cereais de Buenos Aires aponta que há mais de 13 milhões de hectares com soja, milho e girassol com uma condição de cultivo entre regular e ruim.

"O cultivo de milho segue o mesmo padrão de deterioração em seus rendimentos", aponta a Sociedade Rural de Rosario, que acredita que essa incerteza é aumentada pelo fator clima e também pelo aumento dos custos de produção, dos impostos, dos incrementos no preço do diesel, na falta de controle da inflação e na alta taxa de juros, entre outros itens.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: La Nación

NOTÍCIAS RELACIONADAS

USDA informa nova venda de soja para China com volumes da safra 26/27
Agrural: Estimativa de produção de soja sobe; colheita começa em áreas pontuais
Ano da soja teve problemas com clima, dificuldade com crédito, securitização e avanços contra a Moratória da Soja
Soja/Cepea: Preço do farelo sobe e opera nos patamares registrados em abril
Soja inicia semana em alta na Bolsa de Chicago, retomando parte das últimas baixas
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar