Porto de Concepción deve receber 12 mil toneladas de soja do Mato Grosso do Sul até o final de fevereiro

Publicado em 26/02/2018 14:55

Até o final de fevereiro, a previsão é de que o porto de Concepción, no Paraguai, recepcione 12 mil toneladas de soja provenientes do Mato Grosso do Sul, segundo Fabián Sesto, representante da empresa Baden SA. Essa situação se dá no marco do plano piloto de escoar 1 milhão de toneladas da oleaginosa brasileira pelo porto paraguaio, das quais 50% da carga será feita por caminhoneiros paraguaios.

O terminal foi inaugurado na segunda-feira passada (19) e, deste então, as cargas em caminhões tradicionais chegaram para depositar os grãos que serão embarcados pelo Rio da Prata.

Caso a primeira experiência da chegada da soja brasileira seja positiva, o setor fluvial estima chegar a duplicar os envios de carga por ano, segundo o titular do Centro de Armadores Fluviais e Marítimos do Paraguai (Cafym), Juan Carlos Muñoz.

Muñoz explicou que nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul é produzida 52% da produção total de grãos do Brasil, ou seja, 80 milhões de toneladas, das quais o Paraguai espera escoar uma parcela pelo porto recém-inaugurado.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: La Nación Paraguai

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira