Argentina: rendimento da soja deve cair 17% em Santa Fe

Publicado em 12/04/2018 10:43

Em seu boletim semanal de Sistemas de Estimativas Agrícolas, a Bolsa de Comércio e o Ministério da Produção de Santa Fe, Argentina, estimaram que o rendimento da soja na província deve cair 17% em relação à safra anterior por conta da seca.

"Na soja de primeira etapa, com o avanço da colheita, variável e heterogênea em rendimentos, se estimou uma redução de 17% em rendimento médio por área, que flutuaria entre 2900kg e 2950kg por hectare, redução de 600kg a 650kg por hectare em relação à safra anterior, que teve rendimentos de 3550kg por hectare", detalhou o boletim.

Em relação a clima e solos, o boletim destacou que "as condições climáticas de instabilidade e chuvas se concretizaram em quase todos os departamentos da área de estudo, interrompendo o período seco que esteve presente".

As chuvas na região foram intensas e permitiram uma infiltração de água de boa a muito boa nos solos. Os registros pluviométricos ficaram entre 5mm a 80mm. Contudo, as chuvas chegaram "tarde a muito tarde para o ciclo da soja de segunda etapa".

Nesta soja, plantada por volta do mês de dezembro, 80% da área apresenta diferentes graus de danos, situação que deve ser refletida nos resultados finais.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Infocampo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja recua em Chicago nesta 2ª, voltando a focar o clima bom nos EUA
Soja/Cepea: Valorização do farelo e clima adverso mantêm preços do grão em alta
Soja tem nova alta em Chicago, fica acima dos US$12/bushel, mas continuidade do movimento ainda depende do clima nos EUA
Paraguai: soja safrinha terá um dos menores rendimentos dos últimos anos, diz StoneX
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil