Vendas de soja na Argentina não estão atrasadas, avalia consultor

Publicado em 14/05/2018 09:28

Depois do pedido da deputada Elisa Carrió (Cambiemos) aos produtores argentinos para que não "segurem a soja", uma análise feita pelo consultor Gustavo López, da Agritrend, mostra que não há atraso nas vendas da atual safra de grãos, inclusive da soja.

Por conta da seca, a colheita total de graõs desta safra deve finalizar em 105 milhões de toneladas, contra 130 milhões de toneladas do ciclo anterior. Segundo López, 44% da safra atual já foi vendida (46 milhões de toneladas). No ano passado, com uma colheita maior, o número rondava 46,7%.

No trigo, o total vendido é de 12,7 milhões de toneladas, contra 12,3 milhões de toneladas da safra passada. No milho, 11 milhões de toneladas, contra 12 milhões de toneladas no ciclo anterior. Para a soja, 17 milhões de toneladas, versus 18 milhões de toneladas da safra anterior.

Há de se ter em conta, porém, que a safra de soja foi maior no ano passado (55 a 57 milhões de toneladas, segundo a fonte) e o total de vendas sobre o volume produzido era de 33%. Agora, com uma safra menor, são 46% sobre um total de 37 a 38 milhões de toneladas.

Segundo dados oficiais, faltariam apenas 13 milhões de toneladas para vender da safra passada, o que representaria US$5 bilhões em valor de exportação. Contudo, López acredita que "no melhor dos casos", faltam vender apenas de 5 a 7 milhões de toneladas.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: La Nación

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira