Começa ser feito monitoramento da soja guaxa em Mato Grosso

Publicado em 25/07/2018 08:32

Começou a rodada técnica para verificar se há soja guaxa nas lavouras em Mato Grosso. De acordo com o consultor técnico Wanderlei Dias Guerra, estas plantas são guaxas nascem durante as chuvas. “As guaxas mais velhas são as que têm mais ferrugem. Já nas mais novas, quando tem a doença, está apenas nas folhas de baixo. Apesar de a ferrugem não evoluir nesta época do ano, ainda assim estas plantas precisam ser eliminadas. Isto porque este inóculo permanece ativo na planta e até mesmo nas folhas secas caídas no solo. Com o início das chuvas, a ferrugem poderá reiniciar seu ciclo e, a partir das plantas guaxas, atingir as lavouras da região”, alerta.

Segundo Guerra, “na safra passada também foi feito este tipo de coleta e o que achamos nas guaxas foi exatamente o que aconteceu na safra”. A cada município visitado, o consultor tem georreferenciado os locais com guaxa. Durante a rodada técnica, está sendo realizado, além do mapeamento das plantas guaxas, também coletas de folhas com ferrugem para análise.

Veja a notícia na íntegra no site do Só Notícias

Fonte: Só Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias
Soja volta a subir forte na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira com reflexos ainda da cheias no RS
Inundações no Rio Grande do Sul trazem grandes incertezas para a soja brasileira
Soja recua em Chicago nesta 2ª, voltando a focar o clima bom nos EUA