AgResource Mercosul: Expansão da área de Soja 2018/19 em 4,8% está ameaçada! Por Matheus Pereira

Publicado em 27/07/2018 08:21
Matheus Pereira é diretor da AgResource Mercosul

A safra 2018/19 de soja no Brasil começará a ser plantada dentro de 8-12 semanas, principalmente nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. Assim como já estamos alertando há algum tempo, a possibilidade da formação de um El Niño não tem sido presente para este próximo verão brasileiro.

 Segundo a Agência de Monitoramento Oceânico e Atmosférico dos EUA (NOAA, sigla em inglês), já a partir de setembro, o aquecimento da região do Pacífico-Equatorial em mais de 1 grau Celsius (equivalente a 1 Kelvin) poderá ser presente, dando início ao processo de formação do fenômeno El Niño. Caso confirmado, atrasos no período mais intenso do plantio (entre fim de outubro e início de dezembro) serão observados, decorrente da possibilidade de um padrão de chuvas mais escassas sobre o Centro brasileiro, onde a maioria da safra da oleaginosa é concentrada.

Contudo, baseado em estudos de campo da equipe ARC, já são estimados uma área cultivada de soja em 2018/19 em 36,78 milhões de hectares, sendo 4,8% superior a área semeada durante a safra 2017/18 – contra a média de 4,71% de expansão de área anual, desde 1987.

 Além de possíveis adversidades climáticas que poderão prejudicar o empenho durante o plantio da soja-verão no fim de 2018, a atual Política de Tabelamento Mínimo do Frete tem dificultado as entregas de fertilizante para esta próxima safra. Entre março e junho deste ano foram entregues 8,4 milhões de toneladas de fertilizantes ao Mercado (dado segundo a ANDA), sendo quase 400 mil toneladas abaixo do mesmo período em 2017.

CONCLUSÃO: Nós da ARC alertamos que para manter qualquer estimativa de expansão de área da soja acima dos 4% para esta próxima safra, precisaremos de uma redefinição da Política de Tabelamento Mínimo do Frete, onde a viabilidade da distribuição dos fertilizantes ao mercado seja mantida, sem prejudicar os custos do adubo, que já estão em patamares recordes para a maioria das regiões no interior do Brasil.

Fonte: AgResource Mercosul

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira