Argentina: por conta das chuvas, Bolsa de Rosário diminui estimativa para área de soja

Publicado em 15/01/2019 09:10

Por conta das chuvas intensas, que colocaram um freio no plantio e replantio de soja em várias regiões da Argentina, hoje afetadas por excessos hídricos, a Bolsa de Comércio de Rosario (BCR) recortou em 300 mil hectares a sua estimativa para a área do cultivo a nível nacional.

A estimativa atualizada divulgada pela BCR dá conta de um plantio de 18,6 milhões de hectares.

Segundo a entidade, as chuvas colocaram 2,2 milhões de hectares plantados com soja em condições de regulares a ruins, dos quais 500 mil se apresentam muito comprometidos pelos excessos hídricos. Essa área representa 11,8% do total nacional e está localizada, principalmente, em Santiago del Estero, Chaco, Entre Ríos, norte e centro-sul de Santa Fe e centro de Buenos Aires.

Os produtores do norte da Argentina também não devem escapar dos problemas relacionados às chuvas, embora ainda não seja possível avaliar o dano da área, já que os volumes de água não dão trégua, como explicou a BCR.

Com informações do La Nación

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja sente tombo de Chicago nos portos, mas dólar e demanda chinesa amortecem pressão no Brasil
Soja 26/27: chuva aperta janela no RS e exige precisão no plantio; especialista aponta estratégias para proteger produtividade
Soja despenca mais de 15 pontos em Chicago com pressão dos derivados; dólar limita impacto no Brasil
StoneX vê safra de soja 26/27 do Brasil em 183,36 mi t e menor exportação de milho em 25/26
Entrada da nova safra americana no mercado traz pressão sazonal sobre a soja de Chicago, mas clima do BR permanece no radar
Soja recua em Chicago nesta 5ª feira com China ainda limitando demanda dos EUA