Datagro: Comercialização de soja bate recorde no Brasil em 2017/18

Publicado em 23/01/2019 09:40
Vendas avançaram mesmo com a queda nos preços do grão, que afastaram produtores do mercado

As vendas de soja brasileira referente a safra 2017/18 atingiram 99% da produção esperada até o último dia 18 de janeiro. O percentual está acima dos 94% registrados em igual período da safra passada e também é maior sobre o recorde anterior de 98% observado em 2013 e 2015, destacam dados da DATAGRO Consultoria.

“Além da oferta estar chegando ao final, a esperada queda nos preços aconteceu de forma geral, mantendo frouxo o interesse de venda por parte dos produtores”, destaca o analista de grãos da DATAGRO, Flávio Roberto de França Jr.

Em relação às vendas da temporada 2018/19, o índice passou de 30,8% para 33,7%  da produção esperada no último mês, resultando em um aumento sobre 32,6% alcançados em mesmo período do ano passado, mas ainda abaixo dos 36,6% da média para 5 anos.

Milho – As vendas de milho de verão (2018) no mercado interno também avançaram, mas em ritmo mais lento. Considerando até o dia 18 de janeiro, as negociações alcançaram 96% da produção obtida, contra 94% do levantamento para um mês atrás, e 95% em mesmo período do ano passado.

Em relação à safra de inverno, 86% da produção já está compromissada pelos produtores, ante 83% da produção negociada em igual momento do ano anterior. Mas segue abaixo dos 88% da média para os últimos cinco anos.

A DATAGRO também fez um balanço das vendas da safra de milho de verão para 2019. Novamente o que se vê é um avanço nas negociações, que chegaram a 14% da produção esperada, contra 4% observada em 2018. Já para a safra de milho de inverno deste ano, as vendas atingiram 24% da produção estimada já comprometida pelos produtores, contra 4% em igual momento do ano passado.

Tags:

Fonte: DATAGRO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago realiza lucros depois dos últimos pregões positivos ; canal de alta está mantido mas dependente de novidades nos EUA
Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias