Soja inicia semana em queda na CBOT com previsão de janela de plantio para os EUA

Publicado em 10/06/2019 07:51

As condições de clima dos EUA começam a melhorar e os preços da soja recuam na Bolsa de Chicago nesta primeira sessão da semana. Os futuros da oleaginosa, por volta de 7h40 (horário de Brasília) desta segunda-feira (10), perdiam entre 4,75 e 5,50 pontos. Assim, o julho tinha US$ 8,50 e o agosto, US$ 8,57 por bushel. 

O mercado mantém seus olhos todos voltados ao Corn Belt, às condições de clima e das lavouras norte-americanas. Segundo analistas internacionais, os produtores esperam por uma outra janela de plantio considerável nesta semana. 

Com estas notícias e previsões, segundo explicou a consultoria internacional Allendale, Inc., os fundos voltaram à ponta vendedora do mercado, deixando parte de suas posições. E o movimento pode continuar, ainda de acordo com os especialistas, caso esse cenário se confirme e se mantenha. 

"Os traders continuarão a prestar atenção nas previsões climáticas, ao mesmo tempo em que analisam os relatórios do USDA que serão divulgados nesta semana", diz a consultoria. 

Hoje, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos traz seu boletim semanal de acompanhamento de safras e as expectativas indicam o plantio da soja concluído em algo entre 55% e 57% da área, contra 39% da semana anterior. Para o milho, a projeção é de 80% a 85%, contra 100% do ano passado e da média dos últimos cinco anos. 

Além disso, ainda neste reporte chegam os primeiros índices das condições de lavouras nos EUA. Se espera que as plantações do cereal estejam entre 62% e 63% dentro da classificação de boas ou excelentes condições. 

E amanhã, o departamento traz seu reporte mensal de oferta e demanda, onde pode reduzir área, produção e produtividade de soja e milho dos EUA, ainda segundo as expectativas do mercado. 

Veja como fechou o mercado na última sexta-feira:

>> Brasil tem portos abarrotados de soja, mas novos negócios são limitados

Tags:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea
Prêmios da soja começam a subir e produtor tem bom momento para travas pensando na safra 24/25, diz analista
Preços da soja sobem em Chicago nesta 6ª feira, acompanhando demais commodities
Prêmios da soja disparam na primeira quinzena de maio, atingem maior patamar do ano e sinalizam oferta mais curta no Brasil
Colheita de soja do RS atinge 85% da área; Emater vê "drástica" redução na qualidade