Potencial da safra de soja gaúcha "segue" elevado, mas depende de chuvas, diz Emater

Publicado em 29/01/2026 18:16

Logotipo Reuters

SÃO PAULO, 29 Jan (Reuters) - O potencial da safra de soja do Rio Grande do Sul 2025/26 permanece "elevado", mas uma regularização das chuvas é necessária para que as projeções sejam atingidas, afirmou a Emater em boletim semanal nesta quinta-feira.

O alerta da empresa de assistência técnica rural vinculada ao governo gaúcho foi feito após uma semana de tempo seco e temperaturas elevadas, com máximas próximas de 40ºC, que resultaram em maior perda de umidade do solo.

O Estado, um dos maiores produtores de soja do Brasil, vem de safras ruins, atingidas por intempéries nos últimos anos.

"As raras precipitações foram isoladas e ocorreram de forma irregular e em baixos volumes, insuficientes para recompor, de maneira ampla, o armazenamento hídrico no perfil", afirmou a Emater.

"Algumas lavouras em floração e em início de enchimento de grãos (estádios de maior exigência hídrica) apresentam sinais fisiológicos de estresse em solos mais rasos ou arenosos, com potencial reflexo sobre a fixação de vagens, caso a restrição hídrica persista", acrescentou a Emater.

Cerca de 46% da área projetada de soja do Rio Grande do Sul está na fase de floração e 12% em enchimentos de grãos.

A Emater manteve no relatório a sua estimativa de produtividade média, vista em 3.180 kg/ha, o que representaria um salto na comparação com os 2.009 kg/ha da safra passada, afetada pelo clima seco.

A projeção indica que a colheita de soja do Estado poderá atingir 21,44 milhões de toneladas, alta de 57,14% em relação à temporada passada, dependendo das condições climáticas.

Segundo o relatório da Emater, a metade norte do Estado deverá registrar os maiores volumes na próxima semana, chegando a até 20 milímetros na maior parte das áreas, com alguns pontos isolados marcando 50 mm.

Na região da Fronteira Oeste, encontram-se os menores volumes previstos, que não devem ultrapassar 10 mm.

Dados do terminal da LSEG indicam que os volumes da próxima semana ficarão abaixo da média para o período em todo o Estado.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário