Aplicativo orienta no plantio de soja no Meio-Norte

Publicado em 11/12/2019 08:32

O aplicativo Nutri Meio-Norte, lançado em maio deste ano, é uma importante ferramenta para os produtores de soja do Piauí e Maranhão implementarem o plantio da safra 2020. A semeadura de soja nesses dois estados sempre acontece de outubro a fevereiro, dependendo do volume de chuvas.

Primeiro do gênero desenvolvido na Embrapa, a tecnologia traz rapidez, economia e precisão na gestão de uma lavoura de soja, pois a cultura precisa de insumos cotados em dólar. O Nutri Meio-Norte permite, a partir da análise foliar, conhecer a fertilização adequada para o cultivo da soja, mostrando os dados nutricionais das plantas, como os nutrientes em excesso e outros com deficiência, gerando o desequilíbrio nutricional.

O manejo da tecnologia é simples, como explica o pesquisador Henrique Antunes, que gerencia a plataforma.  "Primeiro, o produtor tem que realizar uma análise foliar da lavoura, feita por um laboratório especializado. Após abrir o aplicativo, o agricultor deverá inserir na página análise foliar dados obtidos na análise laboratorial das amostras de sua lavoura, como as quantidades dos macro e micronutrientes encontrados. Depois, ele deve escolher o método de análise DRIS ou CND e clicar no botão enviar”.

Logo em seguida, aparecerão os índices nutricionais em formato de gráficos de barra e radar. Ele deve clicar, então, em “gerar relatório” para abrir um formulário a ser preenchido sobre dados da propriedade, em talhão ou lavoura, como área plantada, data da coleta da folha diagnóstica e algum manejo realizado na área. Para finalizar, o produtor deve clicar em “baixar”. Com isso, os resultados gerados são armazenados no dispositivo em forma de relatório que poderá ser compartilhado por e-mail ou programas de mensagens, como o WhatsApp.

O aplicativo está  disponível gratuitamente na internet para os sistema Android (Play Store) e iOS (App Store), e é indicado para o Maranhão e o Piauí, pois o banco de dados que deu origem à ferramenta possui  amostras desses dois estados.

Produção no Meio-Norte

Em 2019, a produção de soja no Maranhão avançou de 2,7 milhões de toneladas para 2,8 milhões de toneladas, numa colhida de 765.844 hectares, segundo o Levantamento Sistemático de Produção Agrícola do IBGE. Já o Piauí, recuou a produção em 5,82%. Este ano o Estado alcançou uma produção de 2,3 milhões de toneladas, em 765.944 hectares. Em 2018, numa área de 711.123 hectares, a produção piauiense foi de 2,4 milhões de toneladas de soja.  

De acordo ainda com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do IBGE, divulgado nesta terça-feira 10, em Teresina, a participação da soja na produção de grãos no Piauí este ano foi de 52,62%. O milho ficou em segundo lugar com 41,53%. As demais culturas ficaram nas seguintes posições: feijão – 1,78%, arroz -177%, sorgo – 1,42% e algodão herbáceo – 0,87%.

Tags:

Fonte: Embrapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em Chicago, óleo despenca mais de 3% e pressiona ainda mais preços da soja nesta 3ª feira
Anec faz leve ajuste na exportação de soja do país em abril, que deve cair ante 2023
Apesar de altas no farelo e baixas intensas no óleo, soja trabalha com estabilidade em Chicago nesta 3ª
Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª