Soja opera com estabilidade na CBOT nesta 2ª e deve ter semana de preços firmes no BR

Publicado em 11/05/2020 07:44 e atualizado em 11/05/2020 08:24

O mercado da soja inicia a semana operando com estabilidade na Bolsa de Chicago. Os futuros da oleaginosa, por volta de 7h25 (horário de Brasília), registravam pequenas baixas de 0,50 a 1 ponto nos principais contratos, após já operar com ligeiras altas. 

Os traders se ajustam para a chegada do novo boletim mensal de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), que chega nesta terça-feira, dia 12. 

O relatório, como explica o consultor de mercado Steve Cachia, da Cerealpar, "deve incluir a primeira estimativa para o ano comercial 2020/21". Assim, a cautela permeia os negócios desta segunda-feira (11), com os traders buscando definir direções e à espera dos novos números. 

Paralelamente, o mercado também permanece bastante atento às relações entre China e EUA e na continuidade das compras de soja pela nação asiática no mercado norte-americano. 

"Atenção à tensão comercial EUA/China, com promessa na sexta-feira (8) que as partes estarão buscando amenizar a situação ainda esta semana. Pode haver suporte de confirmações de compras de soja americana pela China", diz Cachia.

NO BRASIL

Para Vlamir Brandalizze, consultor da Brandalizze Consulting, o mercado deverá registrar uma nova semana de preços firmes e com boa presença dos compradores. Porém, o ritmo de negócios poderia não ser tão intenso. 

"Devemos ter pouca pressão de venda, com os negócios devendo seguir das mãos para boca da safra atual e alguns fechamentos novos devem fluir em cima da safra nova, que abre espaço para boas trocas por insumos, as quais ainda estão atrativas para os produtores", explica o consultor. "Com isso há chances de negócios maiores na safra nova do que na velha devido ao ritmo acelerado que se negociou a soja deste ano", completa. 

Veja como fechou o mercado na última semana:

>> Soja: Preços sobem até 6% no interior do Brasil com alta acumulada do dólar e oferta ajustada

Tags:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago realiza lucros depois dos últimos pregões positivos ; canal de alta está mantido mas dependente de novidades nos EUA
Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias