China compra mais de 600 mil t de soja dos EUA nesta 3ª; Chicago opera estável

Publicado em 08/09/2020 13:13 e atualizado em 08/09/2020 15:07

A necessidade de grãos da China continua falando mais alto do que suas desalinhadas relações com os Estados Unidos e novas compras por parte da nação asiática no mercado norte-americano foram registradas nesta terça-feira (8). De acordo com informações do reporte diário do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), foram 664 mil toneladas de soja para a China e 101,6 mil toneladas de milho para destinos não revelados. Todo o volume refere-se à safra 2020/21. 

A notícia das operações vem no dia seguinte das declarações do presidente americano Donald Trump sobre endurecer suas relações com a China, em uma coletiva de imprensa. O líder americano afirmou que poderia proibir a importação de produtos que utilizem algodão da região de Xinjiang, na China, pelos EUA, alegando questões ligadas à violação de direitos humanos na localidade em questão. 

"Trump ainda vai atacar muito a China até as eleições, ele sabe o caminho das pedras e vai fazer isso. Ao mesmo tempo, ele afirma que a China nunca comprou tanta soja e milho dos EUA", explica o economista especializado em economia internacional e professor do Insper, Roberto Dumas Damas. "E ele não pode simplesmente proibir situações, pois há um emaranhado de supply chains na China que são importantes para os EUA. E ele também não afetaria só a China, mas outros países também como Japão, Coreia do Sul e até mesmo o Brasil", completa. 

MERCADO EM CHICAGO

Na Bolsa de Chicago, a notícia acaba com impacto limitado, uma vez que o dia é de foco nessas preocupações e na aversão ao risco que permeia os negócios nesta terça-feira. Assim, os futuros da soja já testaram os dois lados da tabela e caminha sem direção no início da tarde de hoje. Por volta de 13h (horário de Brasília), as cotações trabalhavam com pequenas altas de 0,25 a 0,75 ponto, enquanto as demais testavem leves perdas. 

Assim, o novembro tinha US$ 9,78, enquanto o maio/21 tinha US$ 9,75 por bushel. 

Tags:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo