China compra mais de 600 mil t de soja dos EUA nesta 3ª; Chicago opera estável

Publicado em 08/09/2020 13:13 e atualizado em 08/09/2020 15:07

A necessidade de grãos da China continua falando mais alto do que suas desalinhadas relações com os Estados Unidos e novas compras por parte da nação asiática no mercado norte-americano foram registradas nesta terça-feira (8). De acordo com informações do reporte diário do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), foram 664 mil toneladas de soja para a China e 101,6 mil toneladas de milho para destinos não revelados. Todo o volume refere-se à safra 2020/21. 

A notícia das operações vem no dia seguinte das declarações do presidente americano Donald Trump sobre endurecer suas relações com a China, em uma coletiva de imprensa. O líder americano afirmou que poderia proibir a importação de produtos que utilizem algodão da região de Xinjiang, na China, pelos EUA, alegando questões ligadas à violação de direitos humanos na localidade em questão. 

"Trump ainda vai atacar muito a China até as eleições, ele sabe o caminho das pedras e vai fazer isso. Ao mesmo tempo, ele afirma que a China nunca comprou tanta soja e milho dos EUA", explica o economista especializado em economia internacional e professor do Insper, Roberto Dumas Damas. "E ele não pode simplesmente proibir situações, pois há um emaranhado de supply chains na China que são importantes para os EUA. E ele também não afetaria só a China, mas outros países também como Japão, Coreia do Sul e até mesmo o Brasil", completa. 

MERCADO EM CHICAGO

Na Bolsa de Chicago, a notícia acaba com impacto limitado, uma vez que o dia é de foco nessas preocupações e na aversão ao risco que permeia os negócios nesta terça-feira. Assim, os futuros da soja já testaram os dois lados da tabela e caminha sem direção no início da tarde de hoje. Por volta de 13h (horário de Brasília), as cotações trabalhavam com pequenas altas de 0,25 a 0,75 ponto, enquanto as demais testavem leves perdas. 

Assim, o novembro tinha US$ 9,78, enquanto o maio/21 tinha US$ 9,75 por bushel. 

Tags:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Início de greve na Argentina faz farelo subir mais de 3% em Chicago e soja intensifica altas nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação