Plantio da soja na Argentina chega a 77,2% da área, mas ainda com atraso por conta do clima seco

Publicado em 29/12/2020 16:34

A Bolsa de Cereais de Buenos Aires divulgou seu novo Panorama Agropecuário Semanal informando que o plantio da soja já alncançou 77,2% da área projetada. Apesar do  avanço na semana um pouco mais significativo, os trabalhos de campo ainda estão atrasados em cerca de 1,9% em relação ao mesmo período de 2019. E o atraso se deve, como explicam os especialistas da bolsa, pela falta de condições climáticas para a semeadura. 

"E essa falta de condições também para a 'soja de segunda' pode também impactar negativamente as estimativas para a produção", explicam os especialistas da bolsa. E os atrasos mais severos continuam a ser registrados mais ao norte do país. 

Muitas regiões vêm sofrendo na Argentina com os baixos níveis de umidade nas camadas mais superficiais do solo, o que poderia distanciar ainda mais a projeção da área cultivada com soja no país de 17,2 milhões de hectares.

"Ainda precisam ser semeados 3,9 milhões de hectares, dos quais 2,25 milhões se concentram no norte da região produtora argentina", diz o reporte da Bolsa de Buenos Aires.

O boletim mostrou ainda que 49% das lavouras de soja estão em condições boas ou excelentes; 46% em condições normais e 5% em condições ruins ou regulares. Há uma semana, eram 50%; 45% e 5%, respectivamente. 

Tags:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alta do dólar ajuda soja brasileira e derruba cotações de Chicago nesta sexta-feira
Dólar dispara e pesa forte sobre a soja de Chicago nesta 6ª, e tem impacto limitado nos preços do BR
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS