Paraná começa colheita de soja; Deral aponta 1% da área colhida

Publicado em 09/02/2021 12:18 e atualizado em 09/02/2021 15:43

A colheita de soja no Paraná finalmente teve início, após um atraso no plantio por seca e chuvas excessivas em janeiro, que atrasaram os trabalhos no segundo Estado produtor da oleaginosa no Brasil, apontou nesta terça-feira o Departamento de Economia Rural (Deral), órgão do governo paranaense.

Segundo o Deral, a colheita de soja no Estado havia atingido 1% da área até segunda-feira (8), versus 4% em 3 de fevereiro do ano passado. O atraso tem gerado preocupação no mercado em momento em que há forte demanda global por soja.

Além disso, o órgão apontou que 76% da safra de soja do Paraná tem boa condição, versus 77% na semana anterior e 91% no começo de fevereiro de 2020 --a umidade excessiva e problemas iniciais da seca deixaram a safra com qualidade pior do que em 2020.

A colheita de milho primeira safra do Paraná atingiu 10% da área, ante 2% na semana anterior e 4% no início de fevereiro de 2020.

Já o plantio de milho segunda safra do Paraná avançou para 3% da área, ante 1% na semana anterior e 4% em 3 de fevereiro de 2020, também atrasado em função da demora para o início da colheita de soja.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto