Colheita da soja passa dos 63% em Mato Grosso do Sul, conforme dados do Siga/MS

Publicado em 17/03/2021 13:49 e atualizado em 17/03/2021 14:29

Mais de 60% da área cultivada com soja em Mato Grosso do Sul já foi colhida. Apesar da evolução na colheita na última semana, o percentual é 19% menor que no mesmo período do ano passado, segundo dados do projeto SIGA/MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio).

O Siga/MS é coordenado pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) junto com a Aprosoja/MS (Associação de Produtores de Soja de MS). A média de colheita no Estado está em 63,2%, apenas alguns municípios se destacam com a colheita mais avançada, como é o caso de Alcinópolis e Douradina que passam dos 90%.

“A safra 2020/21 caminha bem no Estado e podemos ter surpresa em relação a produtividade média do Estado. Nesta safra vimos áreas que eram de pecuária convertidas em agricultura e tivermos uma intensificação da integração lavoura-pecuária que gera mais ganho para o Estado em termos de produção. Além disso, o preço e a demanda mundial por grãos tem influenciado na expansão do milho e da soja”, explica o secretário Jaime Verruck, titular da Semagro.

A área plantada com soja em Mato Grosso do Sul teve aumento estimado em 4,13%, passando de 3,389 milhões para 3,529 milhões de hectares. Com a expectativa de colher 53 sacas por hectare em média, o volume esperado é de 11,222 milhões de toneladas.

Enquanto a colheita da soja avança o plantio do milho segue em ritmo acelerado. Mais de 56% da área destinada ao milho 2º safra está plantada, ainda que em percentual inferior ao mesmo período do ano passado. Estima-se até o momento um aumento de área plantada de aproximadamente 5,7%, passando de 1,895 milhão para 2,003 milhões de hectares na 2ª safra 2020/2021.

O valor médio da saca de soja está em R$ 151,88 e 62% da safra já foi comercializado. Ainda conforme os dados do boletim técnico, o preço médio da saca de milho está em R$ 72,6 e 72,8% da safra 2020 foi comercializada até o momento. Confira o boletim técnico completo clicando aqui.

Fonte: Semagro-MS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira