MT pode ter colheita de soja mais adiantada da história na safra 2021/22, estima Imea

Publicado em 07/12/2021 12:13 e atualizado em 07/12/2021 14:50

A área semeada com soja na safra 2021/22 em Mato Grosso, maior estado produtor da oleaginosa no Brasil, foi revisada para cima no último boletim do Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária). São 10,86 milhões de hectares que poderão resultar em 38,14 milhões de toneladas de soja, a maior safra da série histórica da instituição. A média de produtividade estimada para esta temporada é de 58,56 sacas por hectare, 1,91% maior do que na safra 2020/21. 

O aumento esperado para o rendimento da oleaginosa no estado é reflexo de investimentos do produtor em tecnologia e a adoção de boas práticas agrícolas. Ao mesmo tempo, as boas condições climáticas favoreceram o bom ritmo dos trabalhos de campo, o que poderá resultar na colheita mais adiantada da história. 

"Apesar dos relatos pontuais de pragas e doenças que ocorreram pela falta de luz e excesso de umidade em algumas regiões, as lavouras de soja têm estabelecido um padrão de qualidade promissor, expressando seu potencial tecnológico", afirmam os especialistas do Imea.

E não só a área de soja foi revisada, como também a de milho segunda safra. O número atualizado é de 6,23 milhões de hectares e apresenta um aumento de 0,20% em relação à projeção anterior. 

PARANÁ

No Paraná, segundo maior produtor do país, o plantio da soja está concluído em 99% da área, de acordo com o último reporte do Deral (Departamento de Economia Rural do Paraná). A publicação indica ainda que são 2% das lavouras germinando, 71% em estágio vegetativo, 24% florescendo e 3% jpa no processo de enchimento de vagens. 

Neste cenário, 91% dos campos cultivados com  a oleaginosa estão em condições boas, 8% em condições regulares e 1% em condições ruins. E apesar dos bons números, há uma preocupação agora com algumas regiões que estão sob estresse hídrico. 

As chuvas no estado, em novembro, ficaram abaixo da média, principalmente nas regiões oeste e noroeste, e as temperaturas registraram uma elevação considerável. 

As previsões indicam uma melhoras das condições climáticas e a chegada de chuvas mais consistentes no Sul do Brasil apenas depois do dia 12 de dezembro. Os próximos dias ainda terão os volumes maiores concentrados no Centro-Norte brasileiro. 

Fonte: Inmet

SAFRA BRASILEIRA

Os últimos números da Pátria Agronegócios estimam a área plantada com soja em todo Brasil podendo alcançar 41,01 milhões de hectares, 7,1% maior do que a área da safra 2020/21. A consultoria também revisou sua estimativa em relação a anterior em 0,4%. 

"Seguindo a metodologia de levantamentos de safra da Pátria Agronegócios, com mais de 90% semeado da soja e milho da safra verão no Brasil, já é possível termos uma visão mais apurada, e realista das expectativas de produtividade", explica o diretor da Pátria, Matheus Pereira.

Assim, a empresa projeta ainda uma safra de soja de 145,64 milhões de toneladas - 6,5% maior do que a anterior -, com produtividade média de 59,18 sacas por hectare (3551 kg/ha). 
  


 

Tags:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação