HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chuvas continuam no Sudeste e Centro-Oeste: Climatempo alerta para granizo em áreas de café, cana e laranja

Publicado em 07/12/2021 10:34 e atualizado em 07/12/2021 11:35
Inmet também emitiu alerta de chuvas intensas

Logotipo Notícias Agrícolas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas laranja e amarelo para chuvas intensas em várias regiões do Brasil. A condição mais preocupante é para Minas Gerais, centro-sul do Espírito Santo, Bahia, áreas de Goiás e Tocantins, que são as áreas em alerta nesta terça-feira (7). 

Segundo o comunicado oficial do Inmet, é previsto Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). "Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma. 

Para o Sudeste do Brasil, a Climatempo alerta ainda para queda de granizo nos quatro estados. De acordo com a consultoria, as pancadas de chuva acontecem devido a formação de um ciclone na costa. A queda de granizo pode atingir áreas de café, cana-de-açúcar e laranja. 

"As pancadas mais fortes vem a partir da tarde e há riscos de queda de granizo entre as regiões de Franca, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Pirassununga, podendo ocorrer também, em áreas da região de Campinas", afirma a publicação. 

Veja o mapa de alerta de queda de granizo:
 

Alerta Granizo - Climatempo - 07122021

O mapa da consultoria mostra ainda estado de atenção em mais áreas de produção de café, como em Minas Gerais. Há riscos para temporais, com raios, rajadas de vento, além de volumes elevados, com potencial para transtornos entre Minas e o Espírito Santo, com risco para granizo principalmente no centro-sul mineiro e também em áreas do Triângulo Mineiro. 

No Centro-Oeste do Brasil, o Inmet emitiu alerta laranja para chuvas intensas válido no Mato Grosso nas próximas 24 horas. De acordo com a previsão, o estado pode ter chuvas entre 30mm e 100mm, ventos entre 60 e 100 km/h, também com risco de corte na energia elétrica, queda de galhos e árvores, além de alagamentos e descargas elétricas. 

Para os próximos dias, o modelo Cosmo do Inmet mantém a tendência de chuva para o Centro-Norte do Brasil, além de manter a condição de seca para área mais baixa do país. Em relação aos volumes, a previsão continua indicando os acumulados mais expressivos entre Minas Gerais e Bahia, onde o acumulado pode chegar a 70mm. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 07-12-2021 10-38-01
Fonte: Inmet

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário