Perdas na safra gaúcha de soja e milho por seca podem somar quase R$20 bi, diz FecoAgro

Publicado em 10/01/2022 16:59

SÃO PAULO (Reuters) - As perdas financeiras no Valor Bruto da Produção (VBP) de soja e do milho do Rio Grande do Sul, devido à estiagem que atinge a safra atual, podem superar 19,77 bilhões de reais, estimou nesta segunda-feira a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado (FecoAgro/RS).

Na soja, o impacto projetado chega a 14,36 bilhões de reais em valores que os produtores deixarão de comercializar. Já no milho este número é de 5,41 bilhões de reais.

O cálculo considera a expectativa inicial de produção do IBGE e foi aplicado o percentual de perdas divulgado pela Rede Técnica Cooperativa (RTC) e pela FecoAgro/RS, considerando o preço médio recebido pelo produtor nos primeiros dias de janeiro de 2022, disse a federação em nota.

A quebra estimada para a safra de milho sequeiro foi de 59,2%, enquanto no irrigado é de 13,5%. Já para a soja este montante de perdas era de 24%, estimou a federação na última semana.

(Por Nayara Figueiredo)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Safra de soja do Paraguai deve alcançar 10,5 milhões de toneladas após desafios climáticos
Área plantada com soja em Rondônia deve ultrapassar os 700 mil hectares na safra 2025/2026
Soja: Preços em Chicago dão sequência às baixas nesta 4ª e março já opera abaixo dos US$ 11
Em dia de USDA, soja fecha no vermelho em Chicago e preços podem ser mais pressionados
No programa de Analisando sua Comercialização, Victor Cazzo abre canal direto para agricultores esclarecerem dúvidas de comercialização
Realidade sobre as exportações de soja e milho dos EUA pelo USDA é o mais aguardado pelo mercado, afirma analista