Soja: Pátria Agronegócios informa 1,7% da área colhida no Brasil e alerta sobre irregularidade das lavouras do PR

Publicado em 17/01/2022 07:58 e atualizado em 17/01/2022 09:38

Apesar dos problemas climáticos que vêm sendo registrados em praticamente todos os estados produtores de soja, a colheita no Brasil segue acontecendo onde é possível e necessário. Dados reportados pela Pátria Agronegócios na manhã desta segunda-feira (17), o país já colheu 1,7% da área 2021/22, índice maior do que os 0,22% no mesmo período do ano passado, em linha com 1,73% de 2020 e 1,49% da média dos últimos cinco anos. 

O estado mais adiantado com a colheita é o Mato Grosso, onde 3,8% da área já foi colhida, contra 0,8% de 2021, nesta mesma época, e acima da média de 3,46%. Na sequência, Paraná tem 3,1% da colheita já realizada, contra nada no mesmo período há um ano e frente a 1,77% de média para o estado. 

Para o estado paranaense, porém, a consultoria alerta para a irregularidade que se dá sobre a maturação das lavouras. Paraná deverá ser o estado a registrar as perdas mais severas em função das adversidades climáticas. Somente o Deral (Departamento de Economia Rural do Estado do PR) fez um corte expressivo em sua safra de estimativas iniciais de 21 milhões para 13 milhões de toneladas no final de dezembro. 

"Na próxima semana, o ritmo de colheita deve ganhar força, especialmente no centro-oeste, com mais áreas finalizando a maturação e diante das previsões de chuvas mais pontuais e tempo mais aberto nestas regiões. No Paraná, o que chama atenção é a irregularidade na maturação das lavouras", afirmam os analistas da Pátria.

Tags:

Por: Carla Mendes | Instagran @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços da soja ao produtor brasileiro têm semana positiva e estimulam avanço dos negócios
Colheita de soja supera metade da área total de Mato Grosso, aponta Imea
Praga quarentenária presente é detectada pela primeira vez no estado de São Paulo
Chuvas intensas paralisam colheita da soja e plantio da safrinha de milho no norte do MT e comprometem escoamento da safra
COFCO International envia primeiro carregamento de soja sustentável certificada para Bangladesh
Aprosoja MT alerta que chuvas desafiam colheita da soja e plantio da safrinha de milho em Mato Grosso