Colheita de soja atinge 1,2% da área no Brasil, aponta AgRural

Publicado em 17/01/2022 09:17

A colheita da safra 2021/22 de soja chegou na quinta-feira (13) a 1,2% da área estimada para o Brasil, contra 0,4% no mesmo período do ano passado e 1,1% na média de cinco anos, segundo dados da AgRural. O ritmo inicial dos trabalhos é ligeiramente mais lento do que se esperava devido principalmente às chuvas contínuas em parte de Mato Grosso.

Os reportes de grãos avariados e com excesso de umidade seguem circulando no médio-norte do estado, onde as chuvas têm sido mais concentradas. O problema, porém, não é generalizado. Além disso, as produtividades seguem muito boas em todas as regiões que já têm colheita, com picos de 72 sacas por hectare no oeste mato-grossense. 

Quebra

No Paraná, a colheita segue concentrada no oeste e no sudoeste, onde o impacto da estiagem foi maior, e as produtividades continuam baixas, com alguns talhões rendendo apenas 3 sacas por hectare. No Rio Grande do Sul, onde a colheita ainda não começou, o forte calor dos últimos dias agravou a situação das lavouras e os produtores esperam com ansiedade a confirmação das previsões de chuva.

Resto do país

Em outros estados, a soja se desenvolve bem e a colheita deve começar a ganhar ritmo em diversas áreas nos próximos dias. Mas a falta de chuva no sul de Mato Grosso do Sul e alagamentos em parte do Matopiba, especialmente no Tocantins, devem ser monitorados com atenção.

A AgRural estima a produção 2021/22 de soja do Brasil em 133,4 milhões de toneladas, após dois cortes consecutivos em dezembro e janeiro devido à estiagem no Sul do país e no sul de Mato Grosso do Sul. 

Milho verão e safrinha

A colheita do milho verão 2021/22 chegou na quinta-feira (13) a 6% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, ante 3% no mesmo período do ano passado. Os trabalhos se concentram no Sul e as produtividades seguem baixas devido à estiagem. O plantio da safrinha de milho, por sua vez, ainda não chega a 1% da área do Centro-Sul e concentra-se neste momento no Paraná e em Mato Grosso. 

Tags:

Fonte: AgRural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Apesar das altas em Chicago, preços da soja não reagem no BR em função da queda do dólar
Apesar de aumento de área estimado nos EUA, soja fecha 3ª feira com altas de dois dígitos em Chicago
Anec estima exportação de soja do Brasil em 15,86 mi t em março; farelo em 2,24 mi t
Analizando sua comercialização
Soja sobe em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando os derivados e à espera dos de área do USDA
Soja não deve ter grandes curvas de preços no curto prazo; produtor deve estar atento aos negócios