Pela primeira vez, vazio sanitário da soja é definido no Rio Grande do Sul

Publicado em 04/02/2022 14:47

O Rio Grande do Sul contará com um calendário definido para o vazio sanitário da soja na safra 2022/2023: o período escolhido foi de 13 de julho a 10 de outubro de 2022. O novo calendário foi publicado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nesta quinta-feira (03/02), por meio da Portaria nº 516, que estabelece os períodos de vazio sanitário para cultura da soja em 21 estados produtores.

“A escolha dessas datas para o vazio sanitário tem como objetivo aproveitar as geadas do Estado, que costumam ocorrer do meio para o final de julho, para ajudar no controle das plantas guaxas. Assim, haverá redução no uso de herbicidas, como o 2,4-D, para efetuar este controle”, explica o diretor do Departamento de Defesa Vegetal, Ricardo Felicetti.

Durante o vazio sanitário, que teve o período de duração estendido de 60 para 90 dias, não se pode manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento na área determinada. É uma estratégia para o controle da ferrugem asiática, doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Esta será a primeira safra em que o Rio Grande do Sul adotará a medida.

“Estender o calendário foi uma boa decisão. O vazio sanitário de 90 dias aproveitando as geadas de inverno para controle da soja guaxa vai solucionar duas preocupações: a ambiental, pela deriva do 2,4-D, e a econômica, já que este insumo duplicou de preço”, avalia o vice-presidente da Farsul, Elmar Konrad.  

As datas foram discutidas pelo setor produtivo, no âmbito da Câmara Setorial da Soja, em junho de 2021, e confirmadas em reunião realizada em dezembro do ano passado. A partir desta aprovação, uma proposta para o vazio sanitário e o calendário de semeadura da soja para a safra 2022/2023 foi encaminhada ao Mapa. 

Os calendários de vazio e semeadura da soja são definidos safra a safra, e enviados para o Ministério até 31 de dezembro do ano anterior. “É importante frisar que a construção do calendário contou com o setor produtivo, representado por mais de 30 entidades que participaram da discussão das datas de vazio e semeadura”, ressalta o coordenador da Câmara Setorial, Nereo Sterlick.

Tags:

Fonte: Secretaria de Agricultura do RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Praga quarentenária presente é detectada pela primeira vez no estado de São Paulo
Chuvas intensas paralisam colheita da soja e plantio da safrinha de milho no norte do MT e comprometem escoamento da safra
COFCO International envia primeiro carregamento de soja sustentável certificada para Bangladesh
Aprosoja MT alerta que chuvas desafiam colheita da soja e plantio da safrinha de milho em Mato Grosso
Soja realiza lucros na Bolsa de Chicago nesta manhã de 6ª feira, após ganhos fortes
Produtividade da soja do RS deve sofrer cortes após tempo seco e quente, diz Emater