Colheita de soja atinge 15% das áreas no Paraná; plantio de milho chega a 19%

Publicado em 08/02/2022 15:10 e atualizado em 11/02/2022 09:47

SÃO PAULO (Reuters) – A colheita de soja 2021/22 alcançou 15% das áreas no Paraná, avanço de quatro pontos percentuais no comparativo semanal, enquanto o plantio de milho segunda safra chegou a 19%, disse nesta terça-feira o Departamento de Economia Rural (Deral).

No mesmo período do ano anterior, a colheita da soja estava apenas começando, em 1% das lavouras, após problemas climáticos que atrasaram os trabalhos.

O analista do Deral Edmar Gervásio disse que ritmo de colheita tem sido dentro da normalidade, sem pressa, já que a safra é quase 40% menor que o potencial após problemas climáticos.

“É uma safra pequena e o produtor acaba colhendo de forma mais escalonada”, afirmou.

Já para a segunda safra, os trabalhos avançam em condições climáticas favoráveis. Os produtores aumentaram nove pontos percentuais com o plantio do cereal na semana e a semeadura está à frente dos 3% registrados um ano antes.

“Tivemos chuvas em boa parte do Estado e isso deixou o solo em condições de plantio”, acrescentou o especialista.

Na avaliação do órgão ligado ao governo estadual, as condições da soja não sofreram alteração na semana, permanecendo com 36% das áreas avaliadas como boas e 31% como ruins. Um ano antes, no entanto, 76% das lavouras eram consideradas boas e somente 5% ruins.

Para o milho safrinha, a avaliação de qualidade seguiu estável no comparativo semanal, com 85% das áreas em condição boa e 15% médias. No mesmo período da safra passada, estes percentuais estavam em 95% e 5%, respectivamente.

Em relação ao milho de primeira safra, a colheita chegou a 19%, ante 14% na semana passada e 10% no mesmo período do ciclo anterior.

Afetado pela estiagem assim como a soja, o cereal de verão foi avaliado com 40% das áreas boas e 24% ruins, informou o Deral.

(Por Nayara Figueiredo)

 

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira