Aprosoja-MT se diz perplexa com superficialidade de nota sobre fornecimento de glifosato

Publicado em 15/02/2022 16:21 e atualizado em 15/02/2022 18:08

Nota Pública

Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), tomou conhecimento de anúncio efetuado pela multinacional Bayer sobre alegada situação de força maior que comprometerá o fornecimento de um dos principais insumos da agricultura baseada em plantio direto, o Glifosato.

Embora reconheça a ocorrência de problemas em processos industriais, nos causou perplexidade a superficialidade da nota da Bayer, dada a importância do tema para a produção de alimentos, além do prazo previsto para solução do impasse – três meses.

É preocupante a alegação de situação de força maior como resposta a uma falha mecânica em processo industrial, e mais, que a nota cite de forma tão lacunosa os contratos firmados com seus parceiros comerciais. A partir dessa conduta, é natural questionar se a empresa estaria inaugurando um novo conceito de caso fortuito ou de força maior, o qual possa ser igualmente alegado por produtores que não consigam adimplir com seus contratos por problemas climáticos ou quebras de maquinários.

Vale lembrar que o judiciário brasileiro não reconhece situações adversas inerentes à atividade fim como argumento válido para a invocação de força maior nas relações contratuais.

Aprosoja-MT solicitou maiores informações sobre a questão e aguarda posicionamento da empresa. “Essa situação ilustra bem a importância do PL 6299, de racionalização dos registros de defensivos. Estamos em uma posição muito perigosa de dependência externa de fornecedores de insumos para a produção de alimentos, além de uma notória concentração interna. É uma questão de segurança alimentar e, nesse sentido, contaremos com o apoio da Ministra Teresa Cristina para avaliarmos as ações cabíveis”, ponderou Fernando Cadore.

Tags:

Fonte: Aprosoja-MT

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira