Soja irrigada teve bom desempenho na Bahia

Publicado em 11/03/2022 11:19

Os produtores que anteciparam a semeadura de soja irrigada, e começaram o plantio, a partir do dia 1º de outubro de 2021, já finalizaram a colheita. As produtividades médias alcançadas nestas áreas de pivô ficaram em torno de 73 e 84 sacas por hectare. No Oeste da Bahia, 36 propriedades solicitaram o cultivo antecipado da soja irrigada. Destes, 24 pertencem aos cotonicultores, distribuídos em sete dos 18 núcleos do Programa Fitossanitário da Abapa. Estas áreas totalizam pouco mais de 21 mil hectares.

A antecipação da semeadura para a soja irrigada é possível, de acordo com a Portaria da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab), de 053 de 13 de agosto de 2021. Contudo, ela precisa ser solicitada, e o plantio só pode ser feito após a aprovação dos órgãos competentes.

O cultivo em pivô amplia a janela de produção, permitindo ao produtor rural fazer duas safras, de culturas diferentes, por ano, na mesma área. Esta possibilidade, além de otimizar o uso da área cultivada, ao evitar a monocultura, também contribui para quebrar o ciclo de pragas e doenças.

A soja se manteve com ótimo aspecto fitossanitário e com a população de pragas e as doenças abaixo do nível de danos. Dentre as pragas, notaram-se o percevejo marrom (Euschistus heros), lagartas (spodoptera) e mosca-branca (bemisia tabacci). Quanto às doenças, houve incidência de mofo branco (Sclerotinia sclerotiorum) e ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi). A colheita da soja em regime de sequeiro segue com produtividades entre 68 e 70 Sacas por hectare.

Tags:

Fonte: Abapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Praga quarentenária presente é detectada pela primeira vez no estado de São Paulo
Chuvas intensas paralisam colheita da soja e plantio da safrinha de milho no norte do MT e comprometem escoamento da safra
COFCO International envia primeiro carregamento de soja sustentável certificada para Bangladesh
Aprosoja MT alerta que chuvas desafiam colheita da soja e plantio da safrinha de milho em Mato Grosso
Soja realiza lucros na Bolsa de Chicago nesta manhã de 6ª feira, após ganhos fortes
Produtividade da soja do RS deve sofrer cortes após tempo seco e quente, diz Emater