Colheita de soja avança no estado com 44% das lavouras colhidas no MA, informa Conab

Publicado em 15/03/2022 12:09 e atualizado em 15/03/2022 15:12

A colheita da soja no estado do Maranhão tem avançado significativamente, conforme análise do 6º Levantamento da Safra 2021/22, divulgado nesta quinta-feira (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

As condições climáticas favoráveis, sobretudo a distribuição e o acumulado de chuvas, têm sido determinantes para o diagnóstico dos resultados obtidos na condução das principais lavouras cultivadas no estado, com destaque para o desempenho produtivo obtido no sul do Maranhão, onde foram observadas lavouras de soja com produtividades médias em torno de 3.360 kg/ha (56 sacas/60kg/ha), o que representa um retorno relativamente favorável para o produtor, em termos de rentabilidade.

A colheita da soja tem avançado significativamente na medida em que as condições climáticas favorecem essa operação. Estima-se que cerca de 44% da área plantada já tenha sido colhida.

Milho - A semeadura e implantação das lavouras de milho 2ª safra  no estado do Maranhão avançam na mesma proporção em que a colheita da soja também evolui. A Conab estima que cerca de 75% da área desse cereal esteja plantada, com ênfase para um ligeiro incremento da área semeada que, segundos dados da pesquisa, foi fortemente influenciada pelas boas condições climáticas, que tem favorecido a colheita segura da soja (salvo algumas pontuais exceções em que o produtor teve dificuldade de colheita em função do volume de chuvas).  

Mais informações sobre as principais culturas agrícolas no Maranhão e em todo o país podem ser conferidas no Boletim do 6º Levantamento da Safra 2021/22, divulgado no site da Conab. 

Tags:

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira