Colheita da safra 2021/22 de soja alcança 67,8% da área projetada para o Brasil, aponta DATAGRO

Publicado em 16/03/2022 13:35 e atualizado em 16/03/2022 15:30
Em relação ao milho de verão, trabalhos chegam a 55,2%

Levantamento realizado pela Consultoria DATAGRO até o dia 11 de março mostra que a colheita brasileira de soja da safra 2021/22 alcançou 67,8% da área projetada, avanço de 10,4 pontos percentuais ante a semana anterior, ficando praticamente em linha com o avanço médio normal de 10,50 p.p. para o período.

Com isso, o fluxo segue bem superior aos 53,3% de igual semana do ano passado e também dos 55,4% da média plurianual – últimos 5 anos.

À exceção da Bahia e do Rio Grande do Sul, cujos trabalhos estão sendo atrapalhados pelas chuvas, os estados produtores da oleaginosa estão com as máquinas em intensa movimentação – no Mato Grosso, principal produtor do País, a colheita está chegando ao final, com 92,6% da área colhida até a última sexta-feira.

“A previsão atualizada indica a continuidade de chuvas intercaladas com períodos de sol em toda a região produtora para esta nova semana, permitindo o avanço da colheita e, ao mesmo tempo, mantendo boa umidade para as lavouras mais tardias de verão e nas lavouras de inverno”, diz Flavio Roberto de França Junior, coordenador de Grãos da DATAGRO.

Milho

A DATAGRO mostra que a colheita do milho de verão no Centro-Sul do Brasil atingiu 55,2% da área estimada para a região até o dia 11 deste mês, avanço de 4,6 p.p. em uma semana, abaixo da média de 7,9 p.p. para a data. Ainda assim, continua bem acima dos 48,0% em igual momento de 2021 e da média dos últimos 5 anos – 44,8%.

Os trabalhos avançaram bem nos três estados do Sul, mas ficaram um pouco mais lentos no Sudeste. 

Em relação ao plantio do milho de inverno no Centro-Sul, a DATAGRO aponta que 92,4% da área prevista para a região foi semeada, crescimento de 10,5 p.p. em 7 dias. O fluxo segue muito superior aos 77,4% da mesma época do ano passado e dos 85,0% da média plurianual.

“Com as chuvas recentes, as condições gerais das lavouras são satisfatórias na maior parte da região produtora”, avalia França Junior.

Tags:

Fonte: Datagro

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira