AGRURAL: Brasil já colheu 69% da área de soja, mas semana foi mais lenta no Paraná

Publicado em 21/03/2022 11:38

A safra 2021/22 de soja do Brasil estava 69% colhida até quinta-feira (17), ante 64% na semana anterior e 59% um ano atrás, de acordo com levantamento da AgRural. Os trabalhos estão praticamente encerrados em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e se aproximam da etapa final em Goiás, São Paulo e Rondônia.

Matopiba e Rio Grande do Sul
Nos estados de plantio mais tardio, houve bom progresso mais uma vez no Matopiba, mas no Rio Grande do Sul as máquinas ainda avançam sobre as primeiras áreas, como é comum em meados de março. O que não é comum são as produtividades dessas primeiras lavouras, que seguem reportando médias muito baixas devido à quebra por estiagem.

Paraná
Mas o destaque negativo da semana foi o Paraná, onde a colheita perdeu ritmo devido às chuvas constantes. Há queixas de umidade dos grãos acima do normal em parte do estado, mas ainda não se fala em problemas de qualidade.

Milho
O plantio da safrinha 2022 de milho, por sua vez, chegou a 98% da área estimada para o Centro-Sul do país, ante 94% na semana precedente e 90% um ano atrás. Chuvas muito bem-vindas foram registradas no Paraná, em Mato Grosso do Sul e São Paulo e, de um modo geral, a safra se desenvolve bem em toda a região. A colheita do milho verão 2021/22, por sua vez, alcançou 58% da área no Centro-Sul, contra 47% um ano atrás. 

Tags:

Fonte: AgRural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja reverte ganhos e volta a cair em Chicago, mesmo após USDA anunciar novas vendas para exportação
StoneX eleva previsão de safra de soja 26/27 do Brasil para 184,95 mi t
Soja 2026/27 passa da metade da área semeada e segue acima do ritmo histórico
Soja tenta recuperar perdas em Chicago nesta terça-feira, após USDA confirmar avanço da colheita americana
Soja/Cepea: Alta do dólar impulsiona preços no Brasil
Esmagamento de soja nos EUA recua 5% em setembro e estoques de óleo bruto caem mais de 16%, aponta USDA