Embrapa lançará soja resistente a estresse hídrico na Bahia

Publicado em 30/05/2022 18:54

SÃO PAULO (Reuters) - A Embrapa Cerrados lançará na próxima quarta-feira, no Bahia Farm Show, a cultivar de soja BRS 8383IPRO, uma variedade com maior resistência ao estresse hídrico que deve ajudar produtores que atuam em regiões com menos chuvas, disse a estatal nesta segunda-feira.

A cultivar, obtida por meio do programa de melhoramento genético da Embrapa, foi selecionada nas condições do Oeste baiano e possui ciclo médio, de 120 a 134 dias, "com alto teto produtivo e estabilidade de produção mesmo diante de condições de seca e temperaturas elevadas", disse a estatal em nota.

O chefe da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro, indicou o estresse hídrico como um grande desafio do Oeste da Bahia, pois é o fator que mais retira produtividade das lavouras da região.

"No programa de melhoramento genético da Embrapa, testamos os materiais com metodologias que nos permitem diagnosticar a resistência ao estresse hídrico", disse ele.

A cultivar que será lançada no evento em Luís Eduardo Magalhães (BA), em parceria com a Fundação Bahia, apresenta ainda tolerância ao herbicida glifosato e expressa a proteína Bt, que permite oferecer proteção contra as principais lagartas da cultura da soja --nestes casos, por meio de tecnologias transgênicas.

(Por Laís Morais)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto