Bolsa de Cereais de Buenos Aires: Chuvas são insuficientes para promover recuperação da soja

Publicado em 19/01/2023 17:30

O novo boletim semanal da Bolsa de Cereais de Buenos Aires divulgado nesta quinta-feira (19) reporta a continuidade do déficit hídrico no país e as perdas se agravando para as principais culturas de verão, em especial soja e milho. Os números mostram que o índice de lavouras em condições ruins ou muito ruins da oleaginosa passou de 56% para 60% em uma semana, com apenas 3% da soja em bom estado. 

O levantamento apontou ainda para 70% dos campos argentinos de soja em condições hídricas ruins ou muitoi ruins, número que também cresceu em relação à semana anterior, quando eram 66%. 
 

Gráfico: Bolsa de Cereais de Buenos Aires

O atraso no plantio da soja é outro problema e, segundo a bolsa, a janela ideal se encerra em dez dias. E até o momento há 95,5% da área já semeada, faltando cerca de 720 mil hectares ainda a serem plantados, em especial no norte da nação sul-americana.

As áreas mais afetadas pela seca estão concentradas nas províncias de Santa Fe, norte de Buenos Aires e o centro-leste de Entre Rios, "onde a ausêncida das precipitações junto com as altas temperaturas, desde o início da temporada, afetaram o desenvolvimento das plantas. As chuvas registradas continuam sendo insuficientes para o melhorar o cenário das áreas já semeadas", informa a o reporte da Bolsa de Cereais de Buenos Aires. 

Gráfico: Bolsa de Cereais de Buenos Aires

Assim, a maior parte das regiões seguem dependendo de boas chuvas no curto prazo para evitar que as perdas de produtividade sejam ainda mais graves. Há ainda áreas em que o replantio foi necessário, realizado, e também perdido. E tais chuvas teriam de chegar nos próximos sete dias. 

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha com forte alta em Chicago nesta 4ª, na carona de quase 3% de avanço do óleo; BR não sente todo impacto
Soja sobe mais de 20 pts em Chicago nesta 4ª feira, acompanhando nova disparada de mais de 4% do óleo
Segunda estimativa da Safra 2025/2026 aponta efeitos da ausência de chuvas na produção de grãos no RS
Produtividade da soja no RS fica abaixo da média nacional e biodiesel surge como nova frente
Com mais de 3% no óleo de soja, futuros do grão voltam a subir mais de 1% em Chicago nesta 4ª
Soja fecha em alta na Bolsa de Chicago nesta 3ª feira; preços no Brasil permanecem estáveis